Qual o lugar da ansiedade em sua vida?
- Renata Lessa

- 21 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 20 de jun. de 2020
No decorrer das nossas vidas, se fizermos uma visita ao passado, lembraremos de algumas situações em que sentimos medo de que projetos e planejamentos não saíssem como o esperado. Essa antecipação de uma ameaça que se encontra no futuro pode abrir as portas para uma conhecida entrar e querer ficar: a ansiedade.
Segundo Fritz Perls a ansiedade está ligada a uma tensão entre o agora e o depois. Nesta tensão se cria um vácuo, e neste ponto se encontra a experiência da ansiedade. Se não conseguimos estar nem “aqui” e nem “lá”, aonde ficamos?
Muitas vezes acreditamos que a ansiedade precisa ser banida e proibida de nossas mentes. Experimentar compreender que esta emoção possui sua linguagem, seu sentido, é permitir o cuidado e a possibilidade de mudança.
Estar ansioso pode ser uma reação esperada, principalmente em contextos como o que estamos vivendo. Mas é importante ressaltar que, quando a relação de uma pessoa com a ansiedade começa a causar prejuízos físicos e sócioemocionais, é indicado buscar pessoas de confiança (rede de apoio) e um suporte psicológico.
Bem, o assunto é bastante amplo e cada realidade possui suas especificidades. Qual o convite de hoje? Viver o momento presente. Esta decisão, por si só, já pode ser considerada terapêutica.





Comentários