“Não conta para ninguém...”
- Renata Lessa

- 10 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Muitas pessoas se questionam, mas por que uma criança ou adolescente não denuncia uma situação de abuso?
Existem diversos motivos para esse fenômeno. Precisaríamos percorrer vários referenciais teóricos, pesquisas, história da família, bases culturais/sociais, práticas educativas, para responder por completo esse questionamento.
Mas, vamos lá. Um dos motivos para a não revelação do abuso pode ser de cunho afetivo, já que na grande maioria dos casos notificados, o abusador é membro da família e possui vínculo com a criança ou adolescente. A partir disso, pode existir o receio da criança ou do adolescente de ser considerado o “gerador da discórdia familiar” ou de perder o amor daquela pessoa.
Também existe, geralmente, por parte do abusador, mecanismos de controle psicológico para que a denúncia não seja feita. Podemos identificar alguns exemplos como ameaças de “fazer mal” aos pais, falas de que os pais vão deixar de amar o(a) filho(a) quando souberem, que vão ficar decepcionados e haverá uma grande punição. Também pode ser utilizado falas como “isso não é nada de mais” ou ainda “você quem começou”, colocando a culpa e a responsabilidade inteiramente na criança ou no adolescente.
Além de tudo isso, também pode existir o receio de que, ao contar, não acreditem na sua história.
Percebe como são vários fatores? E ainda existem muitos outros a serem analisados e discutidos. Por isso, para além de informações sobre cuidados com o corpo, que são fundamentais e necessárias, inclusive, em várias fases da vida, também é importante entender o papel do vínculo de confiança, do espaço de acolhimento e segurança, da observação e acompanhamento de possíveis mudanças de comportamento e brincadeiras, demonstrações de sofrimento, falas, entre outras possibilidades.
O assunto não é pauta apenas para esta semana, ou este mês. Continuaremos conversando sobre isso por aqui. Espero que você continue conversando sobre isso por aí também.

Renata Lessa
CRP 11/07968
Fortaleza-Ce




Comentários